O talabarte é um dos equipamentos do sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ) fundamentais para quem trabalha em altura.
O talabarte é um dos equipamentos de proteção individual (EPI) fundamentais para quem trabalha em altura. Deve ser utilizado com cintos de segurança, trava-quedas, luvas, capacetes e outros dispositivos para reduzir o risco de acidentes, garantir proteção ao trabalhar em altura e posicionamento, cumprir os requisitos legais e proteger a saúde dos trabalhadores.
Este é um EPI muito importante para garantir que os funcionários tenham um ponto de conexão seguro. Os talabartes, como vários outros dispositivos, devem possuir certificados de aprovação, conforme especificado nas normas regulatórias.
Um talabarte é um equipamento de proteção individual para trabalho em altura, ele tem por objetivo manter o trabalhador em um local específico/posicionado durante sua missão ou reter uma queda dependendo do modelo. Esses equipamentos fornecerão a segurança dando a liberdade de movimentação que o trabalhador necessita para a atividade
O material que vai ser utilizado para fazer o talabarte precisa ser resistente, visto que é um dispositivo que mantém o trabalhador seguro e no lugar. Além disso, deve ser usado com cinto de segurança com pontos de fixação na cintura para os talabartes de posicionamento e de retenção de queda posicionados nas costas ou na região do peito.
O equipamento deve suportar o esforço necessário para evitar quedas, e os trabalhadores e empresas devem sempre atentar para a qualidade das travas e sempre utilizar um talabarte antiqueda com absorvedores de energia e sem extensores para garantir a força de frenagem exigida pela NR-35.
O talabarte posicionamento precisa ser fixado nas duas presilhas de fixação localizadas em cada lado do cinto abdominal integrado à alça do pára-quedas.
O gancho do ajustador precisa ser preso a uma das presilhas do cinto. Recomenda-se que a seleção do lado seja guiada pela destreza da mão do trabalhador. Para destros, o ideal é que o ajustador seja montado do lado direito para facilitar o ajuste do comprimento da alça ou cordão às necessidades do trabalho e da estrutura.
O segundo gancho deve ser fixado na outra extremidade do cinto. No entanto, isso será feito após o trabalhador selecionar um local seguro e “abraçar” a estrutura com correias ou cordas de posicionamento.
A DG Master está há mais de 25 anos, o Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.
O Grupo DGMaster está em constante busca para aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado e manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.
A seguir, confira a nossa variedade de itens de segurança:
Gostou deste conteúdo? Se sim, siga nossos canais digitais e fique por dentro de outros conteúdos. Visite o site da DG Master e encontre o produto ideal!