Existe uma diferença entre a validade do EPI e do Certificado de Aprovação (CA) e neste conteúdo vamos te mostrar.
Consultar um Certificado de Aprovação (CA) é uma etapa fundamental no momento de adquirir EPIs para sua empresa, pois os equipamentos sem essas instruções podem ser fabricados incorretamente, colocando em risco os trabalhadores.
Para garantir a segurança, é importante saber que a validade do EPI é diferente da validade do Certificado de Aprovação (CA). Os Equipamentos de proteção individual são equipamentos ou produtos que os trabalhadores usam para mantê-los seguros e saudáveis no trabalho.
Afinal, qual a diferença entre a validade do EPI e do Certificado de Aprovação (CA)? A diferença é que um CA possui validade de no máximo 5 anos (dependendo do EPI) que permitirá sua fabricação e comercialização, após esse período, ou seja, depois do vencimento, esse EPI não estará disponível para venda. No entanto, desde que adquirido dentro do prazo de validade do CA, o EPI pode ser utilizado antes do prazo de validade do produto especificado pelo fabricante em seu manual de instrução.
O certificado de aprovação possui um papel importante, visto que ele certifica que o EPI passou em todos os testes específicos e apropriados de risco que podem proteger os trabalhadores. Esses testes validam a eficácia e confiança da proteção do dispositivo, bem como sua durabilidade e conforto de uso.
Para serem certificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, os equipamentos devem ser analisados em laboratório credenciado e obter um laudo atendendo os requisitos normativos que o credenciam a obter a certificação de até 5 anos.
O período de certificação concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego irá variar de acordo com a NR 6 e as regras aplicadas para cada EPI para que autorize um fabricante ou importador a vender determinado EPI. Portanto, apenas equipamentos com um certificado aprovado podem ser vendidos, já as renovações são de responsabilidade da empresa vendedora e podem ser feitas até 90 dias antes da data de vencimento.
No entanto, também é necessário prestar atenção se as características do dispositivo correspondem às características descritas na CA. Qualquer modificação ou ausência de qualquer componente do equipamento invalidará o certificado de homologação, deixando o empregador sem proteção legal em caso de acidente.
Os equipamentos de proteção individual são produtos que os trabalhadores usam para mantê-los seguros e saudáveis no trabalho, com o objetivo de prevenir riscos que possam ameaçar os funcionários que estão exercendo o seu trabalho.
Todos os equipamentos vendidos precisam conter uma indicação da data de validade, para que possam ser utilizados com segurança. Além disso, é preciso armazenar da maneira correta, usar conforme as recomendações do fabricante e verificar as condições de uso do aparelho.
Em outras palavras, o prazo de validade do EPI é o prazo de validade especificado pelo fabricante para o uso do produto. Vale destacar que para que um determinado produto seja considerado EPI, é necessário obter um certificado de aprovação emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
A DG Master está há mais de 25 anos, o Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.
O Grupo DGMaster busca constantemente aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado e manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.
Na sequência, conheça a nossa variedade de itens de segurança:
Gostou deste artigo? Acompanhe nossos canais digitais e fique por dentro de outros conteúdos. Visite o site da DG Master e encontre o produto ideal!