O gancho para cinto de segurança é uma extensão do cinto de segurança, o qual também é conhecido por talabarte.
O gancho para cinto de segurança é uma extensão do cinto de segurança, o qual também é conhecido por talabarte, normalmente podem ser vendidos separadamente nas lojas de equipamentos de proteção individual.
O gancho tem a função de conectar o cinto ao ponto de ancoragem de segurança. Dessa forma, todos os equipamentos juntos garantem a segurança e proteção contra possíveis quedas. Sem o talabarte não tem como ser possível a conexão com o cinturão, impossibilitando o trabalho em altura, por isso o mesmo é um item indispensável e obrigatório.
Os cintos e talabartes são equipamentos de segurança individual, ou seja são equipamentos necessários para garantir a segurança do trabalhador que corre riscos inevitáveis durante o exercício da sua profissão, os mesmos são regulados de acordo com a norma regulamentadora de número 06 (NR06) do ministério do trabalho e emprego que define os EPIS como produto individual usado pelos trabalhadores que necessitam de segurança no trabalho.
O primeiro é o simples, que detém somente um ponto de ancoragem, geralmente é o mais utilizado em situações favoráveis, ao qual o usuário sempre consegue se prender antes de se submeter a grandes riscos, em seguida basta somente sair da situação de risco e se desconectar da ancoragem. Por ser um talabarte básico, não pode ser considerado adequado para trabalhos em altura, tem de ser um com pelo menos dois ganchos para cinto de segurança nas pontas para uma locomoção segura.
O segundo é o talabarte duplo, que é feito a partir de uma ancoragem que conecta ao cinto absorvente de energia, capaz de amortecer uma possível queda, além de conter dois ganchos para ancoragns em pontos distintos. Esse modelo é mais caro, porém obrigatório em algumas atividades como andaimes. Normalmente, é recomendado usá-lo com cintos de segurança que contenham mais de um ponto de conexão, porque esse modelo alem de se conectar nas costas do cinturão, também pode ser preciso a conexão frontal para melhorar a segurança na movimentação.
Portanto, o talabarte duplo irá oferecer um deslocamento maior e permite que o usuário permaneça todo tempo conectado a um dispositivo de ancoragem, alternando somente a conexão dos pontos de ancoragem.
O terceiro é o talabarte de posicionamento, o qual é utilizado junto com o simples ou o duplo, ou seja não é um produto utilizado para retenção de queda de altura e sim para posicionamento, garantindo uma posição confortável e adequada para realização das tarefas, bem como utilizar as duas mãos sem se desequilibrar.
Para usar o posicionamento de forma correta é necessário um modelo de cinto que contém o ponto de conexão na parte lateral da cintura do cinturão, além de que na maioria das vezes é necessário utilizar o trava queda para ter total segurança.
A DG Master está há mais de 25 anos, o Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.
O Grupo DGMaster busca constantemente aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado no fornecimento de gancho para cinto de segurança para manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.
Com uma equipe técnica altamente qualificada, desenvolvemos materiais de segurança de alta altitude de acordo com a Portaria do Inmetro – Portaria nº 388 de 2012, tais como: cintos de segurança, talabartes e trava-quedas, com excelente qualidade e matéria-prima, para fornecer às empresas a certificação do produto.
Acesse nosso site para ter mais informações sobre nossa empresa e produtos, com certeza garantimos a máquina que você mais precisa. Gostou desse artigo? Então continue acompanhando as nossas redes sociais.