No trabalho em altura deve-se utilizar EPIs específicos para tais tarefas, a fim de garantir a segurança do trabalhador e evitar que ele caia do local de trabalho. Além disso, em alguns casos, esse profissional precisa ter as mãos livres para usar, além de estar protegido e amparado pelo equipamento que o mantém seguro.
Neste post, abordaremos as principais dúvidas que envolvem os talabartes, o que é, como utilizá-los corretamente, principalmente, como escolher o melhor equipamento para sua empresa. Confira!
Um talabarte é um equipamento de proteção individual para trabalhos em altura que tem por objetivo reter a queda ou manter o trabalhador em uma posição específica durante sua missão.
O material utilizado para a confecção do cordão precisa ser resistente, pois é um dispositivo que irá receber grandes impactos em caso de queda e sustentar um trabalhador durante sua atividade. Mas para isso deve ser usado com um cinto de segurança com pontos de fixação de acordo com a atividade e necessidade do operador.
O equipamento precisa resistir ao esforço necessário para evitar as quedas, os trabalhadores e empresas devem estar sempre atentos à qualidade das travas e sempre utilizar um talabarte antiqueda com absorvedores de energia e sem extensores para garantir a força de frenagem abaixo de 6 kn exigida pela NR-35.
O talabarte deve ser escolhido de acordo com a necessidade, primeiro passo é entender a atividade para saber se é necessário um equipamento para retenção de queda ou um equipamento de posicionamento e restrição.
Caso seja para retenção de queda avaliar a necessidade de movimentação entre pontos de ancoragem ou deslocamento em sistemas como linhas de vida que permitem se movimentar sem se desconectar.
Para isso temos alguns modelos que veremos a seguir.
Talabarte simples: o talabarte simples é composto por apenas um ponto de ancoragem e deve ser utilizado em trabalho com baixo risco de queda. Recomendado para situações em que o trabalhador não precisa de deslocar ou o ponto de fixação seja móvel permitindo o deslocamento conectado, como em plataformas elevatórias e linhas de vida.
Talabarte duplo: o talabarte duplo consiste em um ponto de conexão de cinto e dois pontos de conexão de ancoragem. Para estruturas como andaimes, escadas e deslocamento entre pontos de ancoragem, um talabarte de duas pernas deve ser usado, pois permite que os trabalhadores se movimentam entre pontos alternando a conexão das ancoragens se mantendo seguro durante a movimentação.
Talabarte de posicionamento: O talabarte de posicionamento é um dispositivo de conexão que trabalha com cinto de segurança na posição abdominal e na estrutura do local de trabalho. Este item deve ser fixado nas duas argolas de fixação localizadas nas laterais do cinto abdominal integrado ao cinto de paraquedismo permitindo que o trabalhador se posicione no local de trabalho liberando as mãos do funcionário o auxiliando para manter o equilíbrio durante a atividade.
A DG Master está há mais de 25 anos, o Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.
O Grupo DG Master busca constantemente aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado e manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.
Na sequência, confira a nossa variedade de itens de segurança:
Entre em contato com nossos atendentes através de nosso site e solicite ainda hoje o seu orçamento!
Conheça nossos canais digitais.