Os equipamentos de segurança devem ser capazes de proteger os trabalhadores em seu momento de trabalho, especialmente se for o cinturão de segurança tipo paraquedista para garantir que todos os produtos sejam testados e sigam padrões rigorosos.
O cinturão de segurança tipo paraquedista é um dos equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho em altura.
Sua principal função é como recurso de preensão do corpo para se conectar a outros equipamentos, como um talabarte ou dispositivo de travamento de queda, ajudando a prevenir o risco de quedas associado a atividades em torres, postes, andaimes, telhados, etc.
Além disso, pode ser usado para trabalhos em espaços confinados, como silos de armazenamento e atividades de resgate ou elevação. Continue a leitura para obter algumas dicas sobre o assunto!
Cinto Paraquedista com ponto de fixação frontal ou Dorsal: recomendado para uso com talabarte em Y, trava quedas de corda, de cabo de aço ou linha de vida retrátil.
Cinto com ponto de fixação lateral: Utilizadas com talabartes de posicionamento, manterão os trabalhadores em posição e liberaram suas mãos para realizar suas atividades.
Cinto para espaço confinado com alças nos ombros: recomendado para uso com talabarte trapézio para entrar em espaços confinados com entrada restrita.
Para atingir sua eficácia, um dos principais fatores, além do uso adequado, é a condição do equipamento. Por isso, é importante seguir alguns procedimentos de proteção e higiene.
Quando em uso, os trabalhadores devem ajustar as correias corretamente. É sempre aconselhável verificar novamente e certificar-se de que as conexões com outros dispositivos estejam travadas da maneira correta e no lugar certo.
Para garantir uma experiência segura, é importante construir uma cultura de constante treinamento e orientação em sua empresa.
Os funcionários precisam ser lembrados da importância de prestar atenção aos mínimos detalhes, e os empregadores precisam orientar os funcionários por meio de treinamento.
O equipamento de segurança só funciona quando você o usa adequadamente, a maioria dos trabalhadores não quer usar o cinturão de segurança o dia todo se for desconfortável – quem pode culpá-los? No entanto, você precisa usar um cinto de segurança sempre que estiver trabalhando em altura.
Para selecionar o cinturão ideal, é preciso atentar-se a todas as peculiaridades da atividade, bem como aos procedimentos de trabalho, aos riscos associados e ao sistema de ancoragem. No entanto, é importante valorizar o conforto do trabalhador para que ele não tenha problemas de mobilidade ou motivação para o uso de EPI.
Por fim, siga os princípios de segurança estabelecidos nos regulamentos e conte com um fornecedor de EPI experiente e focado na qualidade para garantir um cinturão de segurança confiável.
A DG Master está há mais de 25 anos no mercado de proteção em altura. O Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.
O Grupo DG Master procura constantemente aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado e manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.
Abaixo, você vai conhecer a nossa variedade de itens de segurança:
Cintos;
Talabartes;
Acessórios;
Trava quedas;
Espaço confinado;
Linha de vida e ponto de ancoragem.
Gostou deste artigo? Siga acompanhando as nossas redes sociais para mais informações!