Blog / Cinturão tipo paraquedista: qual a importância?

O cinturão tipo paraquedista é essencial para garantir a segurança pessoal das pessoas em locais com trabalho em altura.

 

 

Cinturão tipo paraquedista.  Então, se você tem alguma dúvida sobre esse importante EPI, abordaremos mais informações sobre o assunto. Boa leitura!

Cinturão tipo paraquedista

É essencial entender as características e desafios do trabalho em altura e as principais especificações dos cintos de segurança. Esta é a única forma de proporcionar as melhores práticas para a qualidade de vida dos trabalhadores.

O cinturão tipo paraquedista é essencial para garantir a segurança pessoal das pessoas em locais de altura elevados. Isso porque garante que o funcionário esteja fixado em determinada ancoragem para que possa realizar a atividade.

Então, se você tem alguma dúvida sobre esse importante EPI e tudo que ele contém, fique atento a este artigo! Além das principais dicas para segurança no trabalho, abordaremos todos os tipos de cintos de segurança. 

 

 

Tipo de cinturão tipo paraquedista ideal:

 

É possível encontrar diversos modelos de cintos de segurança, cada um com uma finalidade específica. Por exemplo, em equipamentos utilizados em atividades onde os trabalhadores estão suspensos, o modelo deve ser fixado para este fim (suspensão e apoio), com acolchoamento nos cintos de proteção das pernas e cintura, que têm papel fundamental na proteção.

Seu objetivo é criar pontos de fixação no corpo do trabalhador e distribuir o impacto de uma queda nesses pontos. Por isso, é fundamental garantir a segurança dos trabalhadores ao trabalhar em altura, no entanto, existem mais de um cinturão tipo paraquedista de segurança, por isso é necessário saber identificar o mais adequado.

 

 

Principais características do cinturão tipo paraquedista:

 

Ancoragens no peito (dois laços) para proteção contra quedas;

Ponto de ancoragem dorsal para proteção contra quedas;

Ancoragens Laterais para Posicionamento e Restrição;

Uma fivela dupla ajustável na cintura;

Duas fivelas de ajuste de perna dupla (uma para cada perna);

Duas fivelas duplas de ajuste de altura no peito;

Almofada na cintura tamanho único.

 

Para que um cinturão tipo paraquedista, ele deve estar em perfeitas condições e usado corretamente. Portanto, o técnico de segurança deve definir os procedimentos de proteção dos EPIs que garantam a longevidade da vida util de acordo com as instruções do fabricante e as boas práticas de higiene.

Ao colocar, além de verificar se as conexões com outros equipamentos estão devidamente travadas e feitas no local correto, os trabalhadores também devem ajustar bem todas as alças.

 

Utilize os equipamentos de segurança da DG Master e tenha mais qualidade e eficiência

 

A DG Master está há mais de 25 anos, o Grupo DGMaster vem ampliando sua linha de produtos no mercado de equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, tornando-se referência em tecnologia e inovação.

O Grupo DGMaster busca constantemente aprimorar seus processos produtivos a fim de garantir sua responsabilidade perante o mercado e manter a segurança e qualidade de seus produtos, visando a satisfação de distribuidores e consumidores.

Abaixo, conheça a nossa variedade de itens de segurança:

  • Cintos;
  • Talabartes;
  • Acessórios;
  • Trava quedas;
  • Espaço confinado;
  • Linha de vida e ponto de ancoragem.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o cinturão tipo paraquedista? Quer saber onde comprar o equipamento? Acesse o site da DG Master e encontre o produto ideal!