Blog / A importância de um sistema com absorvedor de energia e indicador de tensão

A importância de um sistema com absorvedor de energia e indicador de tensão
9 de junho de 2022 | DG Master

Dois itens de segurança necessários para o dia a dia do trabalhador em altura: absorvedor de energia e indicador de tensão

absorvedor de energia

Durante um trabalho que está sendo realizado em altura, é preciso muito cuidado. Pensando nisso, foram criados os equipamentos específicos para serem utilizados nesses momentos. O absorvedor de energia e o indicador de tensão são dois dos diversos itens que devem ser usados.

Tanto o absorvedor de energia como o indicador de tensão, tem grande importância para manter a segurança dos trabalhadores da empresa e também, para o conjunto de SPIQ e SPCQ conforme solicitação da norma NR-35.

Desse modo, a DG Master preparou um conteúdo super bacana sobre esses dois equipamentos. Confira e aproveite!

Informações relevantes sobre o absorvedor de energia

O absorvedor de energia vai assegurar que os impactos fiquem entre 900 e 700 kgf de tração nos suportes de extremidade para até 3 funcionários simultâneos bem abaixo dos 5000 kgf que podem ser gerados na queda.
Importante lembrar:

Se considerarmos que a norma pede fator 2 de segurança para que o sistema esteja em conformidade, ou seja, deverá ser de no mínimo 10.000 kgf a resistência dos componentes e estrutura para um sistema sem absorvedor e 1.800 kgf para o nosso sistema. Tendo isso em vista, a chance de ter um colapso na estrutura diminui a quase zero em caso de queda, não gerando muitos estragos ao telhado e a sua estrutura.

O absorvedor de energia também:

Evita o efeito chicote/rebote, inclusive nós temos vídeos para demonstrações;

A linha sem ABS acumula energia e devolve ao colaborador jogando-o de volta para cima como um cabo de violão, gerando múltiplas quedas sequenciais e agravando os danos no colaborador e na estrutura, além de gerar muita vibração nas ancoragens de extremidade.

 

Indicador de tensão e suas particularidades

 

indicador de tensão

O indicador de tensão tem a função de garantir que o cabo está com a tensão projetada pelo engenheiro. A pré tensão no cabo vai garantir a menor flecha em caso de queda e a menor carga de impacto na linha. Um sistema muito tensionado gera vibração e a flecha torna-o mais nocivo a todo o sistema.

Além desta função, será o indicador de tensão que:

Permitirá as inspeções periódicas por toda a equipe, pois com ele é possível verificar se o cabo se soltou ou alongou (acontece quando o cabo se acomoda ou quando existe um estrangulamento da alma do cabo), um suporte de fixação se deslocou ou soltou e se um absorvedor de energia foi acionado parcialmente.

Veja o que a NR-35 determina

Tudo o que envolve a segurança do trabalhador, é definido pelas normas reguladoras. Em nosso segmento, é preciso seguir as diretrizes da norma NR-35. Segundo o anexo II da NR-35, o item 2 estabelece que um dispositivo de ancoragem deve cumprir um dos requisitos:

  • Ser certificado;
  • Ser fabricado em conformidade com as normas técnicas nacionais vigentes sob responsabilidade do profissional legalmente habilitado;]
  • Ser projetado por profissional legalmente habilitado, tendo como referência as normas técnicas nacionais vigentes, como parte integrante de um sistema completo de proteção individual contra quedas.
  • Há uma grande dúvida em relação à diferença dos três requisitos que citamos acima e podemos dizer, que eles impactam na confiabilidade do sistema.

Adquira os itens de proteção individual da sua empresa com a DG Master

Estamos no mercado há mais de 25 anos, fazendo da sua segurança a nossa maior motivação. Trabalhamos com a fabricação e comercialização de equipamentos de proteção individual para trabalhos em altura, atendendo em todo território nacional.

A DG ensaia todos os componentes das linhas de vida, cada lote tem uma quantidade de amostras testadas com vídeos para apresentação, garantindo que todos os cálculos da engenharia sejam de fato as resultantes encontradas em caso de queda. Todos os nossos produtos possuem rastreabilidade e marcações de identificação.

Um sistema composto por absorvedor de energia e indicador de tensão é extremamente importante para que o trabalho seja feito de uma maneira muito mais segura e prudente.

Conte com todas as nossas soluções, estamos aqui para te proporcionar a melhor experiência em atendimento individualizado e produtos de qualidade.

Gostou deste conteúdo? Fique de olho em nosso blog e nos outros canais de comunicação da DG Master!